terça-feira, 27 de abril de 2010

Em busca de talentos nas redes sociais


Por: Sérgio Santiago*

Uma notícia divulgada esta semana ilustrou, mais uma vez, a importância das mídias sociais no ambiente corporativo. A Vale, uma das maiores mineradoras do mundo, divulgou em seu site e para toda a imprensa o lançamento de páginas oficiais no Orkut, Facebook, Twitter e LinkedIn. O objetivo? Atrair novos talentos.

A iniciativa – que não é nova no ambiente empresarial – promete render bons resultados, já que a empresa sempre reclama de escassez de mão-de-obra especializada para atender a suas necessidades. Se aproximar do único público que pode ajudar a suprir a demanda de profissionais é exatamente o que a Vale quer e que todas as organizações deveriam fazer.

“Essa é uma parceria com a área de Comunicação, pois entendemos que as redes sociais são um excelente meio de divulgar as vagas que a Vale oferece. Nosso desejo é manter um contato mais próximo com os jovens da ‘Geração Y’”, disse Hanna Meirelles, gerente de atração e seleção de pessoas da empresa em entrevista ao site “Nós da Comunicação”.

A notícia reforça as infinitas possibilidades proporcionadas pela internet. A prova esta aí: mais uma gigante do mercado, que já foi estatal, entra para o rol das empresas que usam as redes sociais como um importante instrumento de detecção, seleção e retenção de talentos.

Antes, claro, de simplesmente criar páginas, é preciso que a organização tenha profissionais de comunicação capazes de dar suporte e feedback às solicitações de informações de seus seguidores virtuais, além de acompanhar o que circula na rede.

Para os candidatos, uma dica sempre é valida: nunca se esquecer dos cuidados na hora de criar um perfil on-line. A rede mundial de computadores tem incontáveis benefícios, como a extinção das barreiras do espaço e do tempo, mas também possui o lado ‘B’. Um perfil mal elaborado pode “queimar” o candidato, e o que poderia ser uma oportunidade acaba se transformando num obstáculo.

As páginas

www.twitter.com/vale_carreiras

www.linkedIn.com/in/valeopportunities

www.vale.com/oportunidades

*Sérgio Santiago é estudante de Relações Públicas do último período do Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH) e repórter do Grupo DeFato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário